Os 10 maiores fatos da vida ao se tocar em casas noturnas e restaurantes
1 – A não ser que vc esteja numa sala de concerto, a maioria das pessoas não está lá para lhe ouvir. Sua música é incidental. As pessoas vão a restaurantes e bares para comer, beber, fazer uma social, fazer negócios ou até para ficarem sozinhos numa multidão. Portanto, se vc atinge algumas delas e as entretem vc fez um belo trabalho.
2 – Na maioria dos restaurantes o seu objetivo principal é o de tentar entreter sem perturbar ninguém.
3 – Qualquer volume é muito alto para alguém.
4 – O talento de qualquer um que quer dar canja é inversamente proporcional à sua insistência ou a de seus amigos para que ele dê canja. O músico mais talentoso com o qual voce de fato gostaria de tocar estará sentado ali, quieto, e terá deixado seu instrumento no carro.
5 – A multidão preferiria ouvir uma apresentação terrível de “Summertime” muito mais do que qualquer belo arranjo de uma de suas composições próprias que nunca ouviram antes.
6 – O freguês que pediu “Summertime” (sua música favorita), não perceberá que você a estará tocando até que vc chegue ao ultimo compaso da musica.
7 – Alguém na multidão, tão logo você comece a tocar “Summertime” irá se lembrar desta mesma música de forma que ele a solicitará imediatamente após você acabar de tocá-la.
8 – A não ser que você queira casar com ela e ser o cara que a leva para casa toda noite, não se enganche com a cantora.
9 – Todo músico negro de sopro que quer dar canja “tocava com James Brown ou Brother Ray (Charles)”.
…E o fator principal da vida ao se tocar em bares e restaurantes:
10 – Sua pior noite, com a freguesia mais chata e com a pior recepção do público é incomensuravelmente melhor que o melhor dia que voce jamais teve num trabalho diurno !!!