Johnny Frateschi – BIO

2Músico auto-didata, aos 16 anos já tocava guitarra na Banda Cairo, banda de rock do início dos anos 80 que floresceu da inspirada safra de bandas de garagem da Pompéia, em São Paulo.

Dividindo seu tempo entre a música e a faculdade de Administração de Empresas, foi guitarrista do Blues for Sale durante 6 anos, tocando em casas importantes do gênero, como o Bourbon Street, o antigo Blue Note, o Sanja, o Opus 2004 e o Jazz and Blues. Este trabalho lhe rendeu o primeiro registro em CD.

Com uma jornada dupla de trabalho, que incluía os dias em uma multinacional de auditoria e noites nos redutos musicais da cidade de São Paulo, prosseguiu suas incursões musicais na MPB, época em que acompanhou, como violonista, algumas das principais vozes do cenário paulistano, como Alzira e Tetê Espíndola, Misty, Izzy Gordon, Stela Salgado, Bibba Chuqui, Tetê da Bahia, Tininha Erlander, Fabio Freire, Carlos Navas, Tatiana Parra, Verônica Ferriani, Aline Muniz, Giana Viscardi e outras.

A vivência com a MPB gerou o interesse pelos ritmos nordestinos, o que o levou a ingressar no Tio Crispiniano, banda de forró que surgiu no auge da época do forró universitário. Este projeto durou 5 anos e lhe rendeu o segundo registro em CD. Foi ainda nesta banda que começou a tocar contrabaixo, quando teve que substituir o baixista que havia faltado antes de um importante show do grupo.

A partir da atuação como baixista no Tio Crispiniano, comprou seu primeiro baixo elétrico e, anos mais tarde, seu primeiro baixo acústico, mergulhando no mundo da música instrumental e do Jazz.

Como guitarrista, integrou a Banda do Caçulinha no Programa ‘Sai de Baixo‘ e a Banda do Programa ‘Domingão do Faustão’, ambos da TV Globo. Como contrabaixista, aproximou-se de artistas dos mais variados gêneros, como Nicole Borger, Anna Gelinskas, Annick Dubbois, Elio Camale, a atriz e cantora Mara Carvalho, o sambista carioca Marcos Ozzelin, Bia Goes, Monique Maion e outros.

Atualmente, integra o BRASIL JAZZ TRIO, grupo instrumental de jazz e música brasileira, como contrabaixista acústico, o LITTLE CRY TRIO, grupo de choro e samba, como violonista, e a SN Jazz Band, noneto de jazz, como baixista elétrico. Também faz parte da banda que acompanha a cantora Carol Andrade, como contrabaixista acústico e violonista, com quem acaba de gravar um novo CD, que foi lançado em maio de 2013.

Atua também produzindo música ao vivo para eventos corporativos e sociais, gerenciando grades musicais de casas noturnas, criando e produzindo trilhas publicitárias e jingles, além de dar aulas particulares de contrabaixo, violão e guitarra.